

Estreando a nova coluna da Sinestesia, a Visuālis,
Maurício Duarte apresenta uma artista plástica rara, dotada de um incrível talento e sensibilidade. Confira!
Abrindo as Asas
(por Maria Cecília Camargo)
"Quando me perguntam sobre o meu processo criativo, lembro de Edward Hopper. Ele tinha em seu atelier, uma tela em branco, para lembrá-lo do terror que sentia neste momento. Significava a angústia diante do desejo de ser inédito. Diante do que teria que ser criado a partir do inexistente.
Identifico-me com o terror, certamente, sentido por muitos. Percebo que há um grande conflito e agitação até que o quadro se defina mentalmente. Depois disto, desenho com as cores, materializando o que está esboçado na mente e, por vezes, em um estudo prévio. Por mais que eu use recursos virtuais facilitadores, hoje facilmente acessíveis, por maior que sejam as influências externas, o processo criativo vem do meu interior. Mesmo que o modelo seja fielmente representado, coloco no personagem o que está dentro de mim. Como a maioria dos retratos são mulheres, defino que "entre tantas, sou uma". Cada uma ficará eternamente inacabada. O mistério estará no que virá a acontecer até que eu continue viva.
Isto é uma ligeira pincelada. Parece impossível ter um processo criador definido. Ele é evolutivo, depende da época, da técnica que se usa. Mostrando em linhas gerais, sempre começa com a reflexão, com o terror, com o medo, com a dúvida. Depois vem a parte mais louca que é a liberação. É como se eu abrisse as asas e fosse voar."
Contatos com a artista plástica Maria Cecilia Camargo podem ser feitas por telefone, facebook ou e-mail:
Tels.: +55 21 97692 1000 ; +55 21 2294 3554 (Rio de Janeiro) ou +1 305 898 4861 (Miami) Facebook: https://www.facebook.com/mariacecilia.camargo.1
https://www.facebook.com/mceciliacamargo/
E-mails: mccamargo9@gmail.com ou artistamariacecilia@gmail.com
A artista aceita encomendas de retratos digitais ou de técnicas tradicionais. Seu trabalho pode ser apreciado nos seguintes endereços de internet:
http://bit.ly/MariaCeciliaCamargo ou https://plus.google.com/u/0/collection/gUDFc (Coleção de artes visuais no G+)
(*) A Revista Sinestesia não se responsabiliza pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).


Isabela
41 x 31 cm
Aquarela sobre papel
2015
Maria Cecilia Camargo
Stephen
aquarela
41 x 31 cm
2015
Maria Cecilia Camargo