top of page

Breviarium

[07/05/2017] Cláudia Farias

13 Reasons Why - Netflix [1ª temporada]

     No dia 31 de março deste ano foi liberado o primeiro episódio da nova série produzida pela Netflix, a 13 Reasons Why, baseada no livro do mesmo nome, escrito por Jay Asher. A proposta inicial é que fosse um filme, mas acabaram transformando em série e pra quem não sabe, uma das produtoras é a cantora Selena Gomez.

       Em pouquíssimo tempo, 13RW ganhou elogios e críticas pesadas, dividindo a opinião dos assinantes. Confesso que a série me conquistou e vi a primeira temporada em tempo recorde. Gostei muito dos protagonistas principais, o Dylan Minnette (Clay) e a Katherine Langford (Hanna). E por que, afinal? Do que se trata?

      13 Reasons Why conta a história de uma adolescente que vive um drama pessoal, cheia de conflitos. Também aborda temas polêmicos como suicídio, bullying e estupro. Não é uma série fácil de assistir, é verdade... É cheia de tensão, ansiedade, angústia e pra quem é mais sensível, realmente pode levar à um estado de depressão. Fazendo uma pesquisa a respeito, li que, durante as filmagens, o elenco tinha à sua disposição, cães de terapia, para ajudar no relaxamento pois as cenas eram realmente muito carregadas emocionalmente.

      A série é intensa, forte, mas mostra um lado humano que muitas pessoas fecham os olhos para não enxergar. É um alerta para os pais, professores, amigos. É uma chamada para reavaliar atitudes praticadas que ferem e machucam as pessoas, de forma impiedosa e cruel. Há os que não se importam, mas há os que se ressentem e se deprimem de tal forma que, infelizmente, acreditam que não são importantes para ninguém e que o melhor é dar fim à vida.

      Quantas Hannas temos por aí? Talvez a série tenha gerado muitas críticas porque mostrou de forma clara o que atitudes como o bullying, por exemplo, causam e os traumas que ficam quando coisas muito ruins acontecem. Quanto ao estupro, quantas e quantas adolescentes são vítimas de abuso por parte de pessoas da própria família e suportam caladas, achando-se culpadas ou por medo do julgamento por parte das pessoas?

       Acreditem, as pessoas podem ser muito cruéis em seus julgamentos.

      13 Reasons Why é uma série para adultos. Acredito que pode até ser vista em família, onde os pais terão uma ótima oportunidade para conversar com seus filhos sobre diversos assuntos que talvez os esteja incomodando e eles não se sintam à vontade para falar. É preciso diálogo, confiança.

      Talvez seja este o motivo do CVV (Centro de Valorização da Vida) ter recebido mais e-mails, desde que a série foi ao ar, com um aumento de 170% de visitantes em seu site. A maioria das mensagens era de jovens que se identificavam com o personagem principal, Hanna Baker.       O problema existe? Sim. Vamos abrir os olhos e olhar o próximo com mais compaixão. Vamos julgar menos e procurar entender mais.

       E a história não acaba... já foi confirmada a segunda temporada. Aguardemos.

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

bottom of page