
LITTERARIA
Outubro 2016
Como Ser Eficiente na Escrita?
Ando apresentando diversas dicas úteis sobre como organizar melhor suas construções literárias. Como em qualquer outro trabalho, é comum surgir um momento de cansaço, indisposição, desatenção, entre outros empecilhos. Neste caso, seguem dicas importantes para desenvolver melhor suas atividades.
No teatro e na academia, ficamos um tempo de aquecimento. Da mesma forma, na escrita precisamos de tempo para preparação. Alternar atividades paralelas atrasam muito e despreparam a mente. Portanto, cuide de um texto de cada vez.
Assim como as máquinas que esquentam, nossa mente também sobrecarga e o nível de atenção diminui, provocando perda de concentração (aquele "branco" nas ideias e vácuo na escrita). Beba água, café e vá para a janela. Permita um intervalo de 5 minutos a cada hora.
Mesa com muitos papéis e objetos também não ajudam no momento de escrita. Mantenha tudo limpo, organizado e acessível. Procure digitar sem nenhum navegador aberto, nem que seja para habitual pesquisa.
Outra dica muito legal é registrar qualquer ideia no papel. Sempre ande com um bloquinho no bolso. Apareceu um nome criativo, algum desenho notável ou qualquer outra novidade que possa ser útil para a sua arte, transcreva para o papel. Nem sempre aquilo vai ser imediatamente desenvolvido, mas todo bom trabalho leva um tempo considerável para amadurecer.
É importante também não atrelar eficiência e tempo. A famosa frase "a pressa é inimiga da perfeição" faz muito sentido. Não queira adotar para a sua vida que um numeroso trabalho feito em pouco tempo sem a demanda de revisão e pesquisa irá dar certo.
Coloque em prática as ideias e verá como será produtivo seu tempo e quão notável ficará a qualidade de suas obras.
Leo Vieira