
Tiago Silva
Poesia em quadrinhos ou quadrinhos em poesia?
Tiago Silva, nascido na cidade de São José do Avaí, é roteirista, quadrinista, cartunista e administrador na empresa Rubros Versos. Além disso tudo, é também Editor de Arte no Correio do Cidadão (empresa de mídia/notícias em Campo Mourão - PR). Nesta entrevista, vamos conhecer melhor sua arte, seu trabalho:
1. Quando você começou a desenhar e como define seu estilo?
Eu comecei a desenhar como todos começam, lá no início da alfabetização, a diferença é a maioria uma hora para de desenhar, só os malucos (como eu) continuam. Quanto ao meu estilo, não tenho a menor ideia de como definir. É uma mistura de tudo o que eu já curti nos quadrinhos, e eu já curti e curto praticamente tudo nos quadrinhos (risos).
2. Sua arte é ousada e arrojada. Já encontrou resistência por causa disso?
Desde o primeiro dia! Principalmente nos Rubros Versos. Pra você ter uma ideia, eu tenho três perfis pessoais no Facebook para administrar as minhas páginas, pois vira e mexe, minhas publicações são denunciadas, aí o Facebook excluí o meu trabalho e bloqueia o perfil que postou. Já teve perfil meu que ficou um mês bloqueado, mais de uma vez... (risos). Mas o golpe mais doloroso veio no começo do ano passado, quando a primeira página dos Rubros Versos, que na época tinha 55 mil curtidas, foi derrubada. Em uma tarde, um grupo imenso de reacionários fãs de Bolsonaro travaram uma onda de ataques nos comentários, mensagens e denúncias em todas as minhas postagens. Em pouco mais de duas horas o Facebook tirou a página do ar. Eu tentei recorrer, mas eles nem sequer responderam. Perdi tudo. Mas no mesmo dia criei a página atual, que agora está na casa das 11 mil curtidas.
3. Como você o mercado para desenhistas, atualmente em nosso país?
É precário como todo o mercado de arte brasileira. Por sorte, hoje em dia podemos contar com a internet para distribuir nossa produção. É dez vezes mais trabalhoso, mas podemos ver vários artistas que estão conseguindo viver da sua arte contando exclusivamente com a internet e sua base de fãs. Porém eu ainda estou muito longe disso...(risos)
4. De onde você tira suas inspirações?
É difícil dizer o que não me inspira (risos). Tudo o que eu consumo, desde quadrinhos, música, literatura, cinema e cotidiano reflete no meu trabalho. Mas o principal ainda são as pessoas. Conhecer as histórias, vitórias e dificuldades, os problemas e as injustiças, e humildemente tentar dar voz a tudo isso.
5. Quais são seus projetos futuros? Pretende lançar alguma revista com seus quadrinhos?
Além dos Rubros Versos, eu tenho outros projetos em andamento.
Quadrinhos Impossíveis:
https://www.facebook.com/quadrinhosimpossiveis/
Obsceno:
https://www.facebook.com/tiagoobsceno/
Errorama, uma banda de rock indie na qual toco bateria:
https://www.facebook.com/errorama0/
Ainda nesse ano pretendo fazer algumas histórias mais longas para os Quadrinhos Impossíveis e, se tudo der certo, tentar publicar algo no impresso. Mas por enquanto, nada confirmado.
https://rubrosversos.wordpress.com/
www.instagram.com/tiagosilvahq
Ao Tiago Silva, nosso agradecimento por nos possibilitar este vislumbre em seu trabalho maravilhoso. Aos nossos leitores, fica o convite: visitem as páginas, confiram essa arte incrível de um artista que merece todo o nosso respeito. Até a próxima!
[19/06/2017]
______________
______________
______________
______________
______________
______________
______________
______________
______________
