
Série CURIOSITAS - 01
(*) do latim: curiosidade
1. VAN GOGH
Vincent Van Gogh pintou seu famoso quadro "Noite Estrelada", inspirado no que via da janela do quarto do asilo onde estava internado, o Saint-Paul, em Saint-Rémy, na França. Em janeiro de 1898, após receber alta do hospital (depois do incidente onde perdeu parte da orelha), sentindo-se ainda mentalmente perturbado, Van Gogh internou-se em um asilo. Para ele, o quadro era um "fracasso" e não "significava nada". Atualmente, o quadro custa a bagatela de $ 345 milhões. Que viagem!
Curiosidades sobre 05 artistas famosos

2. SALVADOR DALÍ
Muita gente não sabe que o artista surrealista, Salvador Felipe Jacinto Dalí (nome completo), além de pintor, também era (entre outras coisas) escritor. Possuidor de um caráter bem narcisista, ele adorava chamar atenção. Tinha fobia de germes, de mostrar os pés e principalmente de gafanhotos. Em compensação, ele tinha um tamanduá como animal de estimação e um leopardo. Modesto, ele, não?


3. PICASSO
O maior pintor do século 20 tinha também, com certeza, o maior nome: Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez. Quando nasceu, não chorou, apesar de aparentar saúde. Seu tio, então, soprou uma baforada de charuto em cima dele. Prontamente, Pablo chorou. Barofada inspirada essa, hã?

4. CLAUDE MONET
Oscar Claude-Monet era filho do dono de uma modesta mercearia. Seu pai desejava que ele desse continuidade aos negócios da família. Entretanto, contrariando a vontade do pai, Monet seguiu sua inspiração. Sabe de onde surgiu o nome "impressionismo"? Surgiu de um comentário desfavorável a respeito de uma de suas obras, "Impressão, Nascer do Sol" (1872). Um crítico de arte disse: "...um papel de parede é mais elaborado do que essa cena marinha." Errou feio, não?

5. LEONARDO DA VINCI
Detentor de um dos QI's mais altos da história da humanidade (220 pontos), Leonardo era polímata (conhecedor de muitas ciências). Apesar de nunca ter escrito um livro, Da Vinci costumava escrever de trás para frente, como se fosse em um espelho. E acredite ou não, ele NUNCA foi à escola. Foi educado e alfabetizado em casa. Por não ter frequentado uma universidade, foi vítima de preconceito por parte dos intelectuais de Florença. Preconceito é complicado, não é?
