top of page

Creare

___________________________________________________________________________

[10/04/2017] Por Palmira Heine

A importância dos contos de fada para o imaginário infantil

Os contos de fada surgiram a partir de histórias populares contadas oralmente na Europa e em outras partes do mundo, na Antiguidade.  Tais histórias, destinadas inicialmente a adultos, faziam parte da cultura popular, e versavam sobre os mais diferentes temas. Falavam sobre conflitos da vida, sobre as dificuldades e defeitos humanos, adultério, disputa por bens materiais, chegando, assim, a tratar de temas não adequados para crianças.

Essas histórias foram compiladas por diversos escritores e adaptadas ao público infantil, apenas a partir do século XVII, principalmente porque antes desse período não havia ainda uma ideia da infância como há hoje. Na idade média, por exemplo, a criança era considerada um adulto pequeno e, assim que começasse a andar e falar, era colocada para conviver com adultos, realizando, aos poucos, as mesmas atividades que eles. Desse modo, era desde cedo que a criança ingressava na sociedade adulta e não se distinguia mais dela.

Somente no século XVII, as crianças passaram a ter um tratamento diferenciado. Elas eram enviadas para escolas para aprenderem como andar, falar e se portar bem, além de terem acesso a diversos conhecimentos. É nesse período que surge a literatura infantil, quando pesquisadores como Charles Perrault passam a compilar as histórias populares antes destinadas a adultos, adaptando-as à linguagem infantil. As histórias compiladas traziam elementos do mundo mágico (fadas, bruxas, magos etc) e, por isso, ficaram conhecidas como contos de fada. Os contos de fada caracterizam-se por trazerem aspectos do mundo da magia, tais como encantamentos, feitiços etc, e nuances do “maravilhoso”, tais como bichos falantes, tapetes voadores, etc, permeando o universo imaginário infantil.

Atemporais, os contos de fada até hoje continuam encantando as crianças e têm tido uma grande importância na formação das mesmas. É a partir deles, através de uma abordagem lúdica que alia elementos mágicos e maravilhosos, que a criança vai tendo contato com narrativas que abordam questões como: crise existencial, ganância, avareza etc, questões essas apresentadas de maneira metafórica e prazerosa, adaptadas ao universo da criança. É também, através dos contos de fada, que os infantes vão adentrando o mundo da literatura.

   

www.palmiraheine.com.br

 

E-mail: pavibheine@gmail.com

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

Copyright  ©2017| PORTAL SINESTESIA Todos os direitos reservados.
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page