top of page

Creare

A literatura infantil e a adequação dos textos

para o público mirim

Um importante fator que se deve  levar em nos livros de literatura direcionados à crianças é a adequação do livro infantil à faixa etária do leitor mirim. Para isso, é importante observar o estágio de desenvolvimento psicológico da criança.

 

Assim, uma criança de 1 a 3 anos não tem os mesmos interesses de uma outra criança de 3 a 6 anos, ou de uma de 7 a 11 anos. Cada uma dessas fases tem características psicológicas  específicas que devem ser levadas em consideração.

 

É importante ressaltar também que não há um divisão  fixa entre as fases e, muitas vezes, é possível ver que uma fase pode carregar características da anterior, de modo complementar. A fim de esclarecer as características de cada fase, cito abaixo a primeira:

 

- Primeira Infância (1 a 3 anos):

 

Nesta fase, a criança ainda está reconhecendo o mundo em que vive, familiarizando-se com ele. Um modo eficaz de reconhecimento desse mundo usado pela criança é o tato, o movimento, a necessidade de expansão motora.

 

Esse é o momento também em que a criança vai desenvolvendo a linguagem.  Como necessita dos sentidos no reconhecimento da realidade que a cerca, os livros mais  indicados nessa fase são aqueles que propiciam o jogo e estimulam a percepção visual das crianças. Assim, livros com ilustrações grandes e coloridas, livros com músicas ou com imagens que as crianças possam sentir com a mão são os mais indicados pela psicologia  experimental. No entanto, cabe ressaltar que os livros dessa fase também não devem deixar de ter elementos literários, como uso da personificação (animais que ganham vida, objetos falantes) que possam compor a narrativa.

Também é importante a interação entre criança e adulto nesse período. Assim, a contação de história por  intermédio dos pais é atividade muito significativa. Livros que tenham histórias interessantes que possam ser contadas pelos pais também são indicados para essa fase. Personagens inanimados que ganham vida, livros com números, letras, narrativas mais curtas e imagens que possam ser lidas pelas crianças. 

Importante se faz ressaltar que os textos direcionados a essa fase não devem ser por demais óbvios, mas devem já instigar a imaginação e a interação da criança  para que ela possa se tornar, futuramente uma leitora curiosa.

 

No artigo da próxima coluna, detalharei as outras fases do desenvolvimento infantil, falando um pouco mais sobre os livros adequados para tais fases.

[21/09/2017] Palmira Heine

www.palmiraheine.com.br

www.poemas-de-alforria.webnode.com

Palmira Heine é doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia,  é atualmente professora de Linguística pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

bottom of page