
Breviarium
[20/08/2017] - Cláudia Farias
Invasão Zumbi é um filme produzido em 2016, pela Coreia do Sul. Em inglês, recebeu o nome de Train to Busan. Está disponível no YouTube e Netflix. Em seu próprio país, o filme já alcançou 10 milhões de espectadores!
No desenrolar do filme, coisas estranhas começam a acontecer. Na verdade, nas primeiras cenas, um criador de porcos atropela um cervo e minutos depois, o animal se recompõe totalmente, embora com os olhos brancos.
Um pai ocupado porque trabalha demais e passando pela difícil situação de divórcio, tem como tarefa tentar cuidar da melhor forma possível da sua filha. Preocupado com ações e com sua empresa (é administrador de investimentos), acaba convencido pela filha e eles resolvem viajar (no dia do aniversário da menina, chamada Soo-an) para uma cidade chamada Busan, onde está a mãe da menina, para comemorar o aniversário da filha que têm em comum.
Imagine um vírus letal, capaz de transformar seres humanos em bestas feras, sedentas por sangue. Não dei muita importância ao filme, à princípio, mas confesso que fiquei muito satisfeita.
O idioma oficial me atraiu e a ação contínua, também. Conforme o filme vai seguindo, vamos nos envolvendo e o que parecia clichê torna-se um filme interessante de ver e de certa forma, bem diferente.
Quando um trem cheio de pessoas (e uma infectada entra sem que o segurança veja) parte em direção à várias estações, tudo pode acontecer (de ruim). Esse contágio ninguém sabe de onde surgiu, mas se espalha rapidamente.
E não, não...não estamos diante de zumbis à la The Walking Dead. Os "zumbis" não são nada lerdos. A contaminação é rápida e embora a interpretação seja um pouco emotiva, compreendamos que a falta de coordenação motora nos corpos infectados explica como as transformações se processam.
Só aviso: o processo é bem rápido e o trem logo se transforma em uma viagem de pavor e desespero, de vagão em vagão. Como em todo filme onde humanos passam por catástrofes e tragédias e precisam conviver e permanecer juntos para sobreviver, vemos aqui uma abordagem bem atraente.
Os jornais na TV começam a divulgar as situações dramáticas que estão começando a tomar conta do país e os não contaminados ficam confusos, sem entender o que está acontecendo. Um motim? Manifestações? É preocupante. Diante de tantas experiências feitas todos os dias por cientistas espalhados pelo mundo, como saber que um dia, uma bactéria, um vírus, algo letal possa vazar e afetar toda a população do planeta?
O que acontece em seguida, tenho certeza de que você não vai se decepcionar. Apesar do tema "zumbi" estar em alta e aparentemente desgastado, vemos um vírus diferente atuando e consequentemente, é preciso um método igualmente rápido e agressivo para conter o que parecer ser o começo do fim.
Apesar dos esforços do governo em deter a infecção, o país sucumbe. Por cada estação onde o trem passa, a visão é terrível. Os efeitos especiais são bons e para mim foram bem satisfatórios e sinceramente, é assustador! Você só tem tempo pra correr, pensar é o de menos. Você salvaria as velhinhas, crianças e grávidas?
O clima de ação é bom e já aos 25 minutos do filme, não me arrependi. A abordagem é bem agressiva, porque as pessoas não são mais pessoas, mas animais indomáveis. Como acabar com isso? Só vendo o filme... e se eu contar mais alguma coisa, vocês vão me odiar!! Mas deixo a dica.
좋은 재미
Joh-eun jaemi