top of page

Breviarium

[04/10/2017] - Cláudia Farias

O Bar - Netflix
El Bar

Espanhol
2017

Ultimamente os filmes espanhóis estão ganhando minha atenção. A música que apresenta o filme é um primor (quero a opinião de vocês sobre). As imagens idem. Bem atípicas, macroscópicas e perturbadoras (em um sentido que - vendo - você vai entender).

O início me lembra um pouco a situação dos clientes dentro do mercado, presos por causa do nevoeiro, no filme de mesmo nome, inspirado no conto do mestre Stephen King.

Um acontecimento inesperado no centro de Madrid e sete pessoas com temperamento bem diferentes ficam presas, confinadas em um bar. Entre os membros do novo grupo, formado pelo destino, um deles é aparentemente um maluco religioso (me lembra a Sra. Carmody) que começa a profetizar o fim do mundo.

Quais sentimentos brotam quando os seres humanos são submetidos à pressão em grupo? Ódio, preconceito, julgamentos sem fim, desconfiança, desejo de sobreviver acima de tudo...mas aí surgem os segredos.

Quando o pânico se alastra, quase tudo é permitido na cabeça de quem está sob pressão e o medo realmente mostra quem é quem. Mas há algo obscuro, pois as autoridades encobrem o acontecido. Para descobrir, só assistindo. Algumas cenas exigem bom estômago. Ótimos atores, com destaque para Jaime Ordóñez, que interpretou Israel.


El Bar é um filme muito interessante, para quem busca algo diferente do usual.

Filme visto no 67º Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2017. A direção é de Álex de la Iglesia.

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

______________

bottom of page